O consumo de álcool afeta a fertilidade?
Há problema em beber enquanto você está tentando engravidar? O consumo de álcool pode interferir ou atrapalhar a gravidez? Sendo assim, quanto de álcool é seguro beber? E, já ter bebido muito no passado interfere na fertilidade no presente?
Alguns casais engravidam sem nem tentar, enquanto outros tentam por meses ou anos. Acrescente a isso o fato de que existem fatores aparentemente infinitos que podem afetar a fertilidade de homens e mulheres e que estão fora de nosso controle. Não é de admirar que planejar a gravidez possa ser tão estressante.
Dito isto, existem certas escolhas de estilo de vida que contribuem para a fertilidade (e infertilidade) que estão sob nosso controle. Geralmente, as coisas que contribuem para a saúde geral também contribuem para a fertilidade – fazer exercícios regulares, adotar uma dieta equilibrada e não fumar são importantes.
“Existem algumas evidências de que o consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente a fertilidade a curto e a longo prazo. Nenhuma surpresa aqui: se você e seu parceiro estão tentando engravidar, ou se você espera engravidar algum dia, evite beber muito”, afirma Pedro Peregrino, especialista em Reprodução Assistida, diretor da Clínica Venvitre.
Para esclarecer esses conceitos, as Diretrizes Dietéticas Americanas definem o consumo moderado como até um drinque por dia para mulheres e até dois drinques por dia para homens. O Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo define o consumo excessivo de álcool como cerca de quatro drinques para mulheres e cinco drinques para homens em um período de cerca de duas horas, cinco ou mais vezes por mês.
Efeitos do álcool
Para as mulheres, há algumas evidências científicas de que o álcool pode causar mudanças na regulação do ciclo e na ovulação no contexto de uso pesado e crônico. E alguns estudos sugerem que o consumo crônico e pesado pode levar à diminuição da reserva ovariana.
O uso pesado de álcool tem um efeito semelhante na fertilidade masculina. Com o uso pesado, alguns estudos mostraram uma diminuição nos hormônios que levam à produção de testosterona e esperma.
“A verdade é que ainda temos muito a aprender sobre como o álcool afeta o sistema reprodutivo ao longo da vida. Não há muitos estudos avaliando os efeitos fisiológicos do consumo de álcool na fisiologia reprodutiva. Não há uma forte associação entre beber pouco e moderadamente e infertilidade para a maioria das pessoas”, explica o médico.
Em outras palavras, um histórico de consumo moderado de álcool provavelmente não atrapalha suas chances de engravidar.
Mas há também pesquisas que defendem a exclusão total do consumo de álcool. Os autores de um estudo de revisão de 2017 na revista Fertility Research and Practice analisaram o efeito do álcool nas taxas de Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal, risco de perda fetal e risco de natimorto. Em sua conclusão, eles recomendam que as mulheres evitem o álcool completamente enquanto tentam conceber e durante a gravidez, “já que nenhuma ‘dose segura’ foi identificada e os efeitos para o feto podem começar logo após a implantação”.
“O álcool é um dos muitos fatores que afetam a fertilidade. O único fator de estilo de vida que sabemos com certeza que afeta a fertilidade é o tabagismo. Mas medir o impacto de outros fatores não é tão simples”, observa o especialista em Reprodução Assistida.
Dieta e exercício, por exemplo, são sempre importantes ao tentar conceber. No entanto, há uma percepção equivocada de que, se você estiver se exercitando e comendo bem, é menos provável que tenha infertilidade. Na verdade, saúde reprodutiva nem sempre é sinônimo de saúde geral. Em outras palavras, você pode estar fazendo “tudo certo” e ainda assim ter problemas para engravidar.
De volta à bebida, no entanto… “A conclusão é que não sabemos exatamente como o álcool afeta a fertilidade. É improvável que o uso de álcool no passado tenha um grande impacto em sua fertilidade hoje, e até mesmo beber pouco ou com moderação enquanto tenta conceber provavelmente não interfere no processo. Mas, se você está tentando engravidar há vários meses ou anos sem sucesso, você pode tentar cortar o álcool, além de procurar o especialista em Reprodução Assistida”, recomenda Pedro Peregrino.