Gravidez: o que pode aumentar a probabilidade de gestação
Além de melhorar a qualidade nutricional da alimentação, existem outras dicas que você pode seguir para aumentar a chance de engravidar.
Embora não pareça evidente, cerca de 20% dos casais até 30 anos possuem alguma dificuldade em ter uma gestação. Isso acontece porque existem vários fatores que podem interferir e dificultar o processo de reprodução, como é o caso de doenças, infecções, genética, dentre outros.
Se você se encontra no momento de tentativa da gestação, mas até agora não obteve sucesso, separamos algumas dicas para seguir e aumentar a chance de engravidar. Confira a seguir!
O que é a infertilidade
Você e seu parceiro(a) estão tentando engravidar, porém já faz 12 meses e ainda não tiveram um resultado positivo?
Então é preciso saber se vocês estão fazendo corretamente ou se há algum problema que esteja dificultando o processo.
Isso porque a infertilidade acontece quando o casal está tentando há cerca de 12 meses, sem uso de preservativo ou contraceptivo e com frequência de, em média 3 vezes na semana, mas ainda não obteve sucesso. Esse tempo diminui para 6 meses caso a mulher tenha 35 anos ou mais.
Nesse caso, é preciso investigar algum problema de infertilidade do casal e buscar opções de tratamento da reprodução assistida. Portanto, buscar um médico especialista em reprodução humana é o mais indicado.
Mas, se ainda não bateu esse tempo ou têm feito errado o processo, você pode tentar as dicas abaixo para conseguir aumentar a chance de engravidar. Confira!
6 pontos que podem aumentar a chance de engravidar
Interromper métodos contraceptivos
O primeiro passo para os casais que querem ter filhos é parar de utilizar os métodos contraceptivos, tais como preservativos, pílulas e injeções anticoncepcionais, DIU e outros. Em alguns casos, como das pílulas, o ciclo menstrual pode ficar irregular e demorar um tempo até estabilizar.
Isso não impede que tentem engravidar imediatamente, mas existem mulheres que preferem esperar alguns meses para preparar o corpo e restabelecer os ciclos naturais.
Manter uma alimentação saudável pode te ajudar a crescer as chances de gestação
Outra dica importante e quem nem todo mundo sabe é que manter uma alimentação balanceada, pobre em carboidratos “ruins”, rica em proteínas magras pode ajudar para uma gestação espontânea.
Para evitar alterações no pH vaginal, as mulheres que querem engravidar devem evitar, durante o período fértil, o consumo de carboidratos. Apesar de ser difícil cortar completamente este macronutriente, diminuir alietos a base de farinha branca como o macarrão, pão e o arroz dos pratos principais já é bastante importante.
Os integrais e frutas, apesar de terem carboidratos, possuem vitaminas para quem quer engravidar essenciais para a saúde das futuras mamães e seus bebês.
Acompanhar e entender o ciclo menstrual
O período fértil acontece no meio do ciclo menstrual e dura cerca de 6 dias. Geralmente, se inicia 5 dias antes da ovulação.
Dessa forma, existem alguns dias por mês que a mulher pode engravidar. Ter relações sexuais no dia da ovulação ou 4 a 5 dias antes da liberação do óvulo aumenta as chances de concepção.
E, para identificar os dias com mais chance de engravidar, você pode anotar em um calendário os dias da menstruação, para poder fazer o cálculo exato.
Existem alguns aplicativos para celular que inclusive facilitam esta etapa. Um teste de ovulação também pode ser realizado, para ajudar a identificar a duração do ciclo e a data da ovulação.
Evitar maus hábitos
Existem alguns hábitos, inclusive alimentares, que podem comprometer a fertilidade, tanto masculina quanto feminina. É o caso, por exemplo, do consumo excessivo de cafeína, que dificulta a absorção de cálcio e ferro.
Consequentemente, a capacidade fértil é prejudicada. Além disso, evitar fumo, álcool e drogas recreativas antes e durante a gravidez é essencial interromper estes maus hábitos para aumentar a chance de concepção.
Manter atividade física regular também pode aumentar a chance de engravidar
A prática regular de atividades físicas ajuda a melhorar a circulação sanguínea e reduz o estresse e a ansiedade, além de ajudar no controle hormonal.
Considerando que os hormônios têm uma função muito importante na liberação dos gametas femininos e masculinos, largar o sedentarismo e praticar algum esporte pode ser essencial para quem quer aumentar a chance de engravidar! O ideal é se exercitar pelo menos 30 minutos diariamente ou de 2 a 3 vezes na semana por 1 hora.
Manter a rotina ginecológica em dia
Realizar periodicamente a rotina ginecológica, bem como controles hormonais, principalmente da tiroide e prolactina é super importante.
Afinal, alterações desses hormônios podem influenciar no bom funcionamento do ciclo menstrual e ovulação. O próprio ginecologista também poderá fazer perguntas para avaliar os hábitos e a saúde dos pacientes, bem solicitar exames.
Caso haja necessidade, ele fará a prescrição de remédios, indicar suplementos, analisar a necessidade de interromper o uso de medicamentos e outros. A consulta médica é muito importante, pois é neste momento em que será possível identificar qualquer doença que possa diminuir sua chance de engravidar espontâneamente.
Mesmo com essas dicas, 10-15% dos casais tem dificuldades em engravidar. Se isso acontecer, procure um especialista de reprodução humana e infertilidade para realizar uma investigação completa e estudar a melhor estratégia para realizar o seu sonho de engravidar.